fechar

Os 10 animes preferidos no Japão

TV Asahi divulga 100 animes favoritos do público. Confira os 10 primeiros da lista

por Redação Henshin
16.02.2007

Atualmente, no Japão, várias emissoras exibem animações de vários tipos em diversos horários. A TV Asahi é um desses canais, e realiza periodicamente um levantamento para saber os 100 animes preferidos dos japoneses. Os dez listados a seguir baseiam-se numa pesquisa online realizada no final de 2006.
1. FullMetal Alchemist

Reprodução

O anime de 52 episódios conta a história de Edward e Alphonse Elric, dois irmãos alquimistas que seguem numa jornada em busca de respostas após a perda precoce da mãe. Foi produzido entre 2003 e 2004 com base nos primeiros volumes do mangá de Hiromu Arakawa. Mas apesar de ter os mesmos protagonistas e o mesmo enredo inicial, em certo ponto a série de TV diverge totalmente da história do mangá, que ainda não foi finalizado pela autora.
2. Neon Genesis Evangelion

Reprodução

A série de 26 episódios se baseia no aparecimento dos Anjos, entidades que surgem em 2015 após o caos instalado a partir do derretimento das calotas polares, e nos Evangelions, robôs criados à semelhança humana para enfrentar estas entidades. Com um enredo complexo formado a partir de diferentes temas, esta série marcou as produções japonesas dos anos 90 no ramo de animações para o público adulto. O diretor do anime, Anno Hideaki, anunciou recentemente o que o novo filme da série deverá se chamar Wevangeliwon e será dividido em 4 partes, a primeira delas programada para setembro deste ano.
3. Pani Poni Dash!

Reprodução

Criado a partir do mangá de Hekiru Hikawa, o anime é basicamente voltado para o humor através da sátira e das referências culturais. O enredo é recheado de citações e paródias de mangás, filmes, games e personalidades, de Super Mario a Chucky Norris, e não tem uma trama central. Os episódios ambientados numa escola do Japão são praticamente desligados entre si, ao estilo de Os Simpsons, e nomeados por provérbios ou expressões idiomáticas japonesas.
4. Suzumiya Haruhi no Yuutsu (A Melancolia de Haruhi Suzumiya)

Reprodução

Exibido pela primeira vez em abril de 2006, foi baseado numa série de oito livros formando um romance ficcional japonês. A personagem principal, Suzumiya Haruhi, é uma colegial que faz um clube na sua escola para procurar fatos sobrenaturais obscuros como uma forma de se divertir. A produção tem chamado atenção pela preocupação com os detalhes visuais, inclusive os fundos, e o primeiro DVD da série foi um grande sucesso de vendas.
5. Negima!

Reprodução

Baseado no mangá de Ken Akamatsu, mesmo autor de Love Hina, Mahou Sensei Negima! é uma história de magia com muitas referências culturais. Como de costume nos mangás do autor, a ambientação se forma em torno de um grupo grande de meninas com diversas personalidades diferentes, todas ligadas de alguma forma ao protagonista, o pequeno Negi.
6. Mobile Suit Gundam

Reprodução

Esta é uma série clássica de anime dirigida por Yoshiyuki Tomino e composta de 43 episódios, considerada o Star Trek japonês. Quando foi ao ar no Japão pela primeira vez, em 1979, o anime não fez muito sucesso, mas a situação mudou completamente quando começaram a ser lançados os modelos em miniatura dos robôs da série, que posteriormente gerou várias novas sagas e vários filmes.
7. Bleach

Reprodução

Os shinigamis, entidades relacionadas com a morte, têm sido um tema forte nas animações japonesas. Em Bleach, jovens quase normais descobrem a existência dos shinigami, os emissários ou deuses da morte, e de uma sociedade espiritual perfeitamente organizada paralela ao nosso mundo mortal. O sucesso da série se deve às muitas lutas impactantes com um enredo de superação, comuns ao estilo shônen, aos momentos de humor bem-colocados e aos muitos personagens bem-construídos, que não deixam o peso da série cair totalmente sobre os ombros do protagonista, o esquentadinho Kurosaki Ichigo.
8. Tennis no Oujisama (O Príncipe do Tênis)

Reprodução

Echizen Ryoma é um prodígio do tênis: venceu quatro campeonatos consecutivos. No entanto, vive sobre a sombra de seu pai, um antigo jogador profissional de tênis. Numa das melhores escolas de tênis do Japão, ele e seus colegas de time tentarão criar um estilo próprio de jogo e superar os obstáculos. A série teve um total de 178 episódios, exibidos entre 2001 e 2005 no Japão.
9. Rozen Maiden

Reprodução

Depois de incidentes traumáticos, Sakurada Jun não foi mais o mesmo. Ele passa dia e noite trancado em casa, a maior parte do tempo em seu quarto navegando na internet e comprando coisas estranhas. Um dia ele recebe como encomenda uma boneca viva chamada Shinku… A partir desta descoberta, um novo mundo se abre para Jun. É um anime de fantasia que pontua drama e comédia, criado pelo grupo Peach Pit.
10. Ichigo Mashimaro (Morango e Marshmallow)

Reprodução

Produzido após o mangá de cinco volumes publicado na revista Dengeki Daioh e seguindo um gênero “fofinho”, este anime segue os acontecimentos das vidas de Nobue Ito, sua irmã Chika Ito e suas amigas. A passagem das estações tem um papel importante na série. Apesar de girar em torno do cotidiano de garotas de 11 ou 12 anos, o humor seco e ao mesmo tempo delicado, assim como as personagens bem-caracterizadas interessam também a audiência mais adulta.

Compartilhe
Curso de Origami Temático de Natal na Aliança
São Paulo – 13 e 27 de novembro de 2014
Exposição Hello Kitty 40 anos
São Paulo – até 30 de novembro de 2014
Copyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.