fechar

Dragon Ball X Dragon Ball Z

Quais as diferenças e semelhanças entre os dois animes estrelados por Goku?

por Redação Henshin
08.01.2007
Reprodução
De Dragon Ball a Dragon Ball Z, os personagens crescem e caras novas entram na história

ReproduçãoDepois da série que conta a infância de Goku, Dragon Ball, as aventuras continuam em Dragon Ball Z, que está no ar todas as manhãs na TV Globinho da Rede Globo (aos sábados, o canal exibe também Dragon Ball GT) e às 0h no Cartoon Network. A Henshin preparou um guia para você não se perder na “mudança de ki” dos personagens. Confira!

O anime da década de 80 também está sendo atualmente remasterizado pela FUNimation, que lançou recentemente um vídeo mostrando sua digitalização e preparação para as TVs de alto padrão. Você pode conferir o vídeo aqui.

Goku
ReproduçãoDB
No começo da Saga, Goku é um garoto ingênuo que nunca havia tido contato com outras pessoas, exceto seu avô adotivo, Son Gohan. Graças a sua força descomunal, conseguiu sobreviver. Sozinho, caçava animais monstruosos para transformá-los em refeição. Outro traço incomum é seu rabinho de macaco, que saberíamos mais tarde ser a fonte de sua força e, já em Dragon Ball Z, uma característica da raça de Goku (Saiyajin). A vida do herói muda radicalmente quando Bulma aparece em busca das Esferas do Dragão. Como Goku já possuía uma delas, deixada por seu avô, a garota o persuade a acompanhá-la em sua jornada. Assim, ele vai conhecendo seus amigos e desenvolvendo seus poderes. O primeiro anime termina com Goku já adulto e casando-se com Chi Chi.

ReproduçãoDBZ
Dragon Ball Z representa a fase das grandes revelações sobre Goku. É aqui que se revela a verdadeira origem extraterrena de herói. Com o caminhar da história, descobrimos que Goku é o lendário Super Saiyajin, o guerreiro mais poderoso do universo. Como se não bastasse isso, ele ainda desenvolve mais três níveis de poder na forma Super Saiyajin. Apesar de tanto poder, a principal característica de Goku nesta fase continua sendo a ingenuidade. Seu grande prazer é praticar artes marciais. Por isso, muitas vezes, mais do que defender a Terra dos supervilões, ele quer provar que é o ser mais poderoso do universo. É importante ressaltar que, se não fosse pela criação de seu avô adotivo, de grande defensor da paz e da justiça, o herói podia ter se transformado numa ameaça ainda maior que Freeza, Cell, Majin Boo e até Vegeta! Já pensou nisso?

Mestre Kame
ReproduçãoDB
O primeiro grande Mestre de Goku é apresentado em Dragon Ball como o maior conhecedor de artes marciais. O nome Kame Sennin é famoso em todos os cantos do mundo. Além disso, o ancião bom de briga é considerado o homem mais forte do mundo, uma vez que, até então, havia ganho todos os Torneios de Artes Marciais. Mestre Kame só abdicaria desse título durante a 22ª edição do campeonato, quando percebeu que seus oponentes eram mais fortes que ele. Antes disso, entretanto, o lendário guerreiro iniciou Goku e Kurilin nas artes marciais. Foi ele também quem desenvolveu o famoso golpe Kame Hame Ha. Só uma coisinha nunca mudou no Mestre Kame: sua paixão pela mulherada!

ReproduçãoDBZ
Na segunda fase de Dragon Ball, o velho tarado continua participando das aventuras dos Guerreiros Z, mas não toma parte de nenhuma batalha. Torna-se um personagem secundário na nova trama que envolve confrontos espaciais e lutas contra seres superpoderosos.

Página: 1 2 3
Compartilhe
Mostra Hayao Miyazaki - Meu Vizinho Totoro
São Paulo - 20 de abril de 2014
Palestras sobre bolsas no Japão
São Paulo - 22 de abril de 2014
Copyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.