fechar

Galeria de personagens principais de Fullmetal Alchemist

Confira quem é quem no anime

por Redação Henshin
22.09.2006

Com 51 surpreendentes episódios embalados ao som de uma trilha sonora eletrizante o anime Fullmetal Alchemist, que é exibido de segunda a sexta, às 18h, na Rede TV, conquistou inúmeros fãs brasileiros. Após o término da série animada, a saga dos Irmãos Elric continua no longa-metragem Conqueror of Shambala que promete desembarcar em breve no Brasil (leia mais aqui). Enquanto o longa-metragem não chega e aproveitando a chegada de Fullmetal Alchemist em DVD no país, confira abaixo os perfis dos principais personagens do anime:

19_ed.jpgEdward Elric – o Alquimista de Aço (Fullmetal Alchemist)
Dublador japonês: Romi Paku
Dublador brasileiro: Marcelo Campos

O “baixinho” (Ed odeia ser chamado assim) está sempre pronto para briga. Rápido e ágil, apesar das próteses mecânicas, ele é um pouco cabeça quente. Com seus poderes de Alquimista, o irmão mais velho de Al é um excelente lutador capaz de agir com precisão nas situações mais desesperadoras. Suas únicas crenças são a Ciência e a Alquimia, como é demonstrado no episódio em que eles conhecem o “milagroso” pai Cornello em Liore.

A história de Ed começa em fevereiro de 1910, quando ele e Alphonse tentam ressuscitar sua mãe usando uma alquimia proibida: a transmutação humana. O processo exige a proporção correta dos elementos que constituem o corpo humano, além de uma gota de sangue de cada um dos irmãos, o mesmo sangue que corria nas veias de sua mãe Trisha. Na tentativa fracassada, Ed perde sua perna (e, só mais tarde percebe que ganha a capacidade de realizar transmutações sem o círculo), Al perde seu corpo e tem sua alma fixada pelo irmão numa armadura – o que custa um braço de Ed. É a Lei da Troca Equivalente.
Para recuperarem o corpo de Al e os membros de Ed, a dupla decide partir em busca da lendária Pedra Filosofal. Segundo o que contam, o objeto é capaz de aumentar o poder dos Alquimistas. Em sua jornada, os irmãos Elric decidem se tornar Alquimistas Federais, numa tentativa de facilitar a busca pela Pedra Filosofal. Somente Ed é bem-sucedido no teste para o cargo se tornando o mais novo, com apenas 12 anos, Alquimista Federal, e passa a tender pela alcunha de Alquimista de Aço por causa de suas próteses.

19_al.jpgAlphonse Elric
Dublador japonês: Rie Kugimiya
Dublador brasileiro: Rodrigo Andreatto

Apesar de ser o irmão mais novo, Al é sempre confundido como o mais velho, e às vezes até acreditam ser ele o Alquimista de Aço, tudo por causa da armadura. Depois da tentativa fracassada dos dois irmãos de ressuscitar sua mãe, Al perdeu seu corpo e Ed para salvá-lo entregou seu braço afim de fixar a alma do irmão na armadura mais próxima. Por causa disso, Al é incapaz de sentir, cheirar, ou experimentar qualquer coisa (ele não come, nem dorme, mas pode entrar num estado de “hibernação”). Mas, ele pode ver, ouvir, e conversar. Assim como seu irmão, Al é um alquimista.

19_winry.jpgWinry Rockbell
Dubladora japonesa: Megumi Toyoguchi
Dubladora brasileira: Andressa Andreatto

Amiga de infância dos irmãos Elric, os dois fizeram sua primeira transmutação para ela: uma boneca – o que deixou a menina deveras assustada na ocasião. Junto com sua avó Pinako, foi ela quem criou as próteses mecânicas de Edward. Por causa disso, em algumas viagens, Winry acompanha os irmãos e dá os ajustes necessários no braço e perna artificiais de Ed. Os pais da garota eram médicos e foram mortos durante a Guerra de Ishbal, um massacre cometido pelos Alquimistas Federais que dizimou a maior parte de seus habitantes. Otimista, Winry adora tecnologia e seus amigos.

19_roze.jpgRose Tomas
Dubladora japonesa: Houko Kuwashima
Dubladora brasileira: Fernanda Bulara

Rose é natural da cidade de Lior, uma região remota do Leste. Ela é devota dos ensinamentos do pai Cornello porque acredita que ele seja capaz de ressuscitar seu namorado morto, Kain. Suas convicções assim como a dos habitantes de Lior são abaladas depois que Al e Ed desmascaram Cornello e seus milagres. Após a partida dos irmãos Elric, Rose lidera um grupo contra um ataque posterior dos Alquimistas Federais a cidade de Lior.

19_scar.jpgScar
Dublador japonês: Ryotaro Okiayu
Dublador brasileiro: Afonso Amajones

Sobrevivente do massacre da Guerra de Ishbal, ele rejeita a Alquimia como uma ofensa ao seu deus Ishbala cuja filosofia lembra a árabe. Seu verdadeiro nome não é revelado. Ele é chamado de Scar por causa da cicatriz que cobre boa parte de seu rosto. Seu braço direito é sua poderosa arma que lhe permite destruir quaisquer objetos e punir os “pecadores”.

19_izumi.jpgProfessora Izumi
Dubladora japonesa: Shoko Tsuda
Dublador brasileira: Tânia Gaidarji

Izumi Curtis é a poderosa Alquimista que cuida dos irmãos Elric depois que sua mãe Trisha morre. É ela também que ensina Alquimia para os garotos – por isso mesmo é chamada de professora pelos dois. Além de uma ótima Alquimista, Izumi conhece artes marciais, o que proporcionou aos irmãos Elric um treinamento único tanto no aprendizado da Alquimia quanto de defesa pessoal. Assim como muitos, ela não aprova a “política” dos Alquimistas Federais, por isso, quando a professora encontra Ed como Alquimista de Aço, ela dá uma surra nele, acusando-o de “cão do exército” – o que o garoto efetivamente é. Como Ed, Izumi é capaz de praticar Alquimia sem os círculos de transmutação.

19_hohenheim.jpgHoenheim da Luz (Hoenheim of Light), também conhecido como o Alquimista da Luz
Dublador japonês: Masashi Ebara
Dublador brasileiro: Guiga Lopes

O pai dos irmãos Elric. Ele é um brilhante e conhecido Alquimista que deixou Resembool quando Al e Ed ainda eram pequenos. Edward possui uma profunda mágoa por ele ter abandonado sua mãe. A sua alcunha de Alquimista é de Hoenheim da Luz. Ao longo da história, muito do seu misterioso passado é revelado, inclusive sua relação com Dante e o motivo que o levou abandonar Trisha e sua família.

Compartilhe
Curso de Origami Temático de Natal na Aliança
São Paulo – 13 e 27 de novembro de 2014
Exposição Hello Kitty 40 anos
São Paulo – até 30 de novembro de 2014
Copyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.